.jump-link a { color: white; background: #d9d2e9; width: 100px; padding: 10px 20px; display: block; margin: auto; }

Pages

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Semed intensifica ações da Busca Ativa para ampliar número de alunos na Rede Municipal de Ensino.





No intuito de identificar para poder reinserir na escola crianças, jovens adultos e idosos, que nunca estudaram ou com histórico ou em risco de evasão escolar, uma equipe composta por técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), incluindo a secretária de educação professora Vânia Cristina, Agentes Comunitários de Saúde, Gestores Escolares, alunos e demais profissionais da educação chamados de articuladores locais, estão percorrendo bairros da zona urbana e rural de Chapadinha todos os dias em visitas domiciliares. 




Quando o articulador encontra uma criança, jovem, adulto ou idoso fora da escola, busca se aproximar da família para entender as razões que a mantém sem estudar. Começa um trabalho de sensibilização para a importância de frequentar a escola e de confiança para conseguir desempenhar o seu papel de facilitador deste percurso até a solução do problema. 


Depois que consegue estabelecer esse laço, o articulador cadastra os dados da criança, jovem, adulto ou idoso e da família colhidos no campo e essas informações alimentam um banco de dados do projeto Busca Ativa. Esses são interpretados e analisados para encaminhar soluções que serão necessárias à resolução dos problemas que impendem o cidadão de frequentar a escola. 


Começa então o trabalho necessário para a inserção dessa criança, jovem, adulto ou idoso na escola. Após efetivada a matrícula, há ainda um esforço de acompanhamento destes estudantes em um projeto de prevenção à evasão escolar, em diálogo direto com gestores das unidades escolares, buscando o acolhimento dos alunos bem como a permanência delas na escola. 


Secom



































































Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário